FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE 2026
Ser psicanalista não se resume a uma prática. É um modo de ler o mundo, de pensar, de filosofar e de se posicionar. Uma formação é uma entrega, e estudar uma teoria é uma parte dessa entrega.
TUDO SOBRE A FORMAÇÃO
Este curso de formação é estruturado ao longo de 4 anos e combina teoria psicanalítica com prática clínica supervisionada.
A formação é direcionada para psicólogos, médicos e profissionais de áreas afins interessados em se formarem como psicanalistas.
O conteúdo abrange desde os fundamentos da metapsicologia freudiana até teorias contemporâneas, oferecendo uma visão abrangente do desenvolvimento do inconsciente, teorias pulsionais e a relação entre psicanálise e cultura.
1152 HORAS DE TEORIA E SEMINÁRIOS/SUPERVISÃO
768 HORAS DE ATENDIMENTO CLÍNICO (MÍNIMO)
Formação com certificado
Aulas online ao vivo, todas as quartas-feiras, das 19h às 22h, com intervalo de 15 minutos.
Seminários clínicos ocorrerão nas tardes de quinta ou sexta-feira, com grupos de até 10 pessoas.
Início das aulas a definir
INVESTIMENTO
👉 Inscrição para o processo seletivo: a definir
👉 Mensalidade 1º ano: a definir (já alunos do ICW: a definir)
O reajuste será anual, seguindo a taxa Selic
PRÉ REQUISITOS
▪️ Graduação em Psicologia, Medicina e áreas afins como Sociologia, Antropologia, Filosofia, História, e área da educação, como Pedagogia, Letras e Artes.
▪️ Estar em análise pessoal
PROCESSO SELETIVO
▪️ Envio da carta de apresentação e intenção, manuscrita (o candidato deve redigir uma carta manuscrita, em primeira pessoa, se apresentando, contando o seu percurso acadêmico e profissional, e apresentando os motivos que despertaram o desejo pelo curso de Psicanálise.)
▪️ Entrevista: Realizada via Zoom ou Google Meet, com dois professores do Instituto.
▪️ Carta do analista: deve indicar o tempo de análise, conter assinatura e carimbo (ou nome legível), número do CRP, se houver, e ser em papel timbrado com contato telefônico.
o que vou aprender?
-
1º Ano Metapsicologia 1:
-
O despertar do inconsciente.
-
Os caminhos teóricos e clínicos de Freud na construção do conceito de inconsciente.
-
A primeira concepção de aparelho psíquico, a teoria pulsional e a teoria da angústia (primeira tópica).
-
Ateliês clínicos: A histeria, a neurose obsessiva e a fobia. Os casos clássicos de Freud.
-
-
2º Ano Metapsicologia 2:
-
A virada teórica
-
A segunda tópica da teoria da angústia, inclusão do conflito pulsional Pulsão de Vida e Pulsão de Morte.
-
O complexo de Édipo como um organizador da vida pulsional.
-
Ateliês clínicos: artigos sobre a técnica. Apresentação de casos* pelos alunos.
-
-
3º Ano Metapsicologia e cultura:
-
Psicanálise e sociedade nos textos de Freud.
-
Ateliês clínicos: apresentação de casos clínicos e discussão de trabalhos e fenômenos sociais.
-
-
4º Ano
-
1º Bimestre - Ferenczi: Estudo das contribuições teóricas e clínicas de Ferenczi.
-
Ateliês clínicos: Discussão e supervisão de casos clínicos.
-
2º Bimestre - Melanie Klein: Abordagem sobre a teoria kleiniana e suas implicações na clínica.
-
Ateliês clínicos: Continuidade nas discussões e supervisão de casos clínicos.
-
*O aluno do ICW, devidamente inscrito no CRP, pode atender pela nossa clínica social, enriquecendo a prática e fomentando o próprio consultório e fortalecendo a rede de contatos
cORPO DOCENTE
Rita Aparecida Nicioli Cerioni. Psicóloga, Psicanalista, mestre e doutora em Psicologia Clinica pela Universidade de São Paulo, atua na clinica psicanalítica há 34 anos. Docente e supervisora clínica na Universidade Paulista há 20 anos. Idealizadora do ICW centro de estudos em Psicologia, fundadora e coordenadora da Clínica Social Clare Winnicott.
Luci Mara Garcez Marin. Psicóloga e Psicanalista. Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP. Carreira como professora e supervisora do curso de graduação em Psicologia. Experiência em atendimento clínico e supervisão em consultório particular, vivência em políticas públicas nas áreas de saúde mental (CAPS infantil e adulto) e na alta complexidade da assistência social (Serviço Família Acolhedora).
Rafael Lino. Psicanalista, Mestre e Doutor em história, com foco nas relações entre história e a psicanálise freudiana. Formação em psicanálise pelo CEFAS de Campinas, cursos de especialização pelo Sedes Sapientiae. Atuo como psicanalista clínico, mantendo o tripé analítico de análise pessoal, supervisão e estudos teóricos, com foco na Teoria Winnicottiana.
Marilei Magalhães. Psicóloga pela PUC Campinas, Psicanalista, membro associado da Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro. Especialista em atendimento gestante/mae/bebê com aprimoramento pelo CAISM Unicamp e observação mae/bebê pelo Sedes Sapientiae.