top of page

Psiquê em Música: playlist reúne músicas sobre amor, depressão e solidão

O Psiquê em Música, projeto idealizado há dois anos por Rita Nicioli Cerioni, psicóloga e doutora em Psicologia Clínica pela USP, está de casa nova. O encontro, que tem como objetivo propor reflexões sobre as dores humanas, utilizando a música popular brasileira como disparadora, inaugura nova fase agora no Instituto Clare Winnicott: Estudos em Psicologia.

No início de abril, a primeira edição do novo formato online contou com mais de 35 participantes para discutir sobre o tema "a solidão que nos toca". O encontro teve participação ao vivo dos músicos Mil Taroba e Tom Nando, que interpretaram músicas emocionantes sobre o tema.


A condução do debate ficou a cargo da Dra. Rita Nicioli Cerioni, que partiu do entendimento de que dar significado às nossas experiências dolorosas é uma das vias mais honestas e efetivas de elaboração e superação. “Como diz a música ‘Ai’, interpretada por Rubi e Chico Salém: ela ‘deu de inventar palavras para curar de significado".


Esse foi a terceira edição do "Psiquê em Música", que desde 2019 incentiva discussões psicológicas a partir da música. Os dois primeiros encontros trataram sobre a depressão e a dor de amor.


Para celebrar esse projeto, que proporciona uma profunda reflexão a todos os participantes, o ICW montou uma playlist com todas as canções que já fizeram parte dos três encontros. É só apertar o play e curtir!


252 visualizações0 comentário
bottom of page